Morte do discman

Torcer o nariz, contudo, é inútil; o mp3 está nas mãos de uma boa parcela da população, principalmente entre os jovens. Os aparelhos que reproduzem o formato ficam cada vez menores e mais baratos. Num passado não muito distante, o discman era comum e até prático, mas trazia alguns inconvenientes, todos superados pelo mp3 player, que cabe no bolso, pode conter centenas de músicas e exige muito menos energia para funcionar.

Oferecer a possibilidade de carregar no bolso uma discoteca inteira foi a grande sacada da Apple, empresa criadora do Ipod. Embora não tenha sido o primeiro mp3 player lançado – o pioneiro se chamava EigerLabs mp3Man, e surgiu em 1998 – o Ipod conseguiu expandir a memória dos antigos e baratear os custos, a ponto de se tornar a maior referência entre esses aparelhos e o player mais copiado do mundo.

O formato de arquivo continuou a conquistar terreno na tecnologia, marcando presença em celulares, aparelhos de som de carro e DVDs. Já é possível ouvir mp3 até debaixo d’água. No futuro, talvez, geladeiras e máquinas de lavar roupa possam tocar nossas músicas favoritas.

Contra-Capa