Mais acesso

Apesar de o mp3 ser visto como vilão do marketing fonográfico, a facilidade com que ele se distribui pode torná-lo um grande aliado. Basta colocar uma faixa na Internet para que ela possa ser ouvida por qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo.  O custo é nulo ou mínimo – algo especialmente atraente para artistas sem o respaldo de uma gravadora para se fazerem ouvidos.

Bandas de garagem do mundo inteiro utilizam as ferramentas da Internet – em especial o site Myspace – para se tornarem conhecidas. A maioria distribui sem cobrar nada suas mp3 pela rede, cai nas graças do público, se mata de fazer shows e depois abocanha um contrato com uma gravadora de peso. Um bom exemplo é o Arctic Monkeys, que alcançou a fama na web antes de ter lançado seu primeiro disco. No Brasil, o maior representante da força do mp3 na divulgação da música é o Teatro Mágico. Há quatro anos na cena independente, a trupe – como eles mesmos se denominam – multiplica seu público a cada show, contando apenas com a divulgação pela Internet e pelo boca-a-boca. Os CDs são vendidos durante as apresentações, mas todas as faixas ficam disponíveis para download livre no site da banda.

Contra-Capa